Saúde e segurança no trabalho e eSocial: quais obrigações?
Confira as principais obrigações de saúde e segurança no trabalho no eSocial, o sistema que unifica as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais
Você sabe quais são as obrigações da empresa em relação à saúde e segurança no trabalho e no eSocial?
Esses são temas de grande importância para as organizações, ao envolver não apenas aspectos legais da empresa mas também a proteção dos trabalhadores.
Por isso explicaremos sobre as obrigações da sua empresa relacionadas a esse tema.
Acompanhe até o fim e saiba tudo!
O que é Saúde e Segurança no Trabalho?
Saúde e segurança no trabalho ou SST são informações que devem ser apresentadas ao governo relativas aos colaboradores de uma empresa.
Além de ser uma questão ética e social, a saúde e a segurança no trabalho também são obrigações legais das empresas.
Nesse sentido, as empresas devem cumprir uma série de normas regulamentadoras (NRs) e outras legislações específicas sobre o assunto.
Uma dessas obrigações é o envio das informações de saúde e segurança no trabalho.
Mas antes de aprofundarmos sobre esse tema é essencial conhecer melhor outro termo: o eSocial.
O que é o eSocial?
O eSocial é um sistema que integra as informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas dos empregadores e dos empregados em uma única plataforma digital.
E logo, todas informações relativas à saúde e segurança no trabalho devem ser enviadas no eSocial, o Sistema Simplificado de Escrituração Digital das Obrigações Previdenciárias, Trabalhistas e Fiscais.
Em suma, ele é um projeto do governo federal que visa unificar e simplificar o envio dos dados dos trabalhadores para os órgãos competentes.
Seu objetivo é facilitar a fiscalização, a arrecadação e o cumprimento das obrigações acessórias, além de reduzir a burocracia, os custos e os erros nos processos.
O eSocial foi instituído pelo Decreto n.º 8.373, de 11 de dezembro de 2014, e está sendo implantado gradualmente desde 2018, seguindo um cronograma de fases por grupos de empresas.
Veja o artigo listado a seguir e saiba mais sobre a implementação do eSocial:
Quais são os eventos de SST no eSocial?
Os eventos de SST no eSocial são aqueles que se referem às informações de saúde e segurança no trabalho dos trabalhadores, tais como:
- S-2210: Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), o qual deve ser enviada em caso de acidente ou doença ocupacional que resulte em afastamento ou morte do trabalhador;
- S-2220: Monitoramento da Saúde do Trabalhador, deve conter os dados dos exames médicos ocupacionais realizados pelo trabalhador, como o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO);
- S-2240: Condições Ambientais do Trabalho — Agentes Nocivos, precisa informar os fatores de risco aos quais o trabalhador está exposto no ambiente de trabalho, como ruído, calor, radiação, entre outros.
Eles são documentos obrigatórios para a comprovação da exposição do trabalhador aos agentes nocivos à saúde.
Como enviar os eventos de SST no eSocial?
Para enviar os eventos no eSocial, as empresas podem usar o ambiente web do próprio sistema SST.
Para isso, o responsável deverá usar o perfil eSocial — Grupo SST, emitido pelo eCAC, da Receita Federal.
Mas, a melhor forma de fazer o envio das informações corretamente é contar com especialistas em gestão de pessoal.
Tenha segurança no envio de suas informações no eSocial!
Aqui na Alcance Empresarial oferecemos segurança para sua empresa com atuação especializada em administração de pessoal.
Contamos com um time de profissionais qualificados e prontos para te ajudar a manter seus funcionários e sua empresa segura.
Clique no botão abaixo e tenha uma gestão pessoal de sucesso!
QUERO GERENCIAR DE FORMA EFICIENTE E SEGURA MEU ESOCIAL!