Guia para acabar com suas dúvidas sobre como funciona o pagamento de imposto no Lucro Presumido!
Entenda se o pagamento de imposto no Lucro Presumido é a opção mais vantajosa para prestadores de serviços
A conformidade legal de uma empresa é fundamental para a atuação e, consequentemente, crescimento dela.
Dessa forma, dois dos grandes fatores que garantem a conformidade com a legislação são o pagamento de impostos e o cumprimento adequado das obrigações fiscais, também conhecidos como maiores desafios de um prestador de serviços.
Afinal, manter o negócio funcionando adequadamente, implementar estratégias de crescimento e ainda garantir que as apurações tributárias estejam corretas e gerando os mínimos custos são tarefas difíceis de se cumprir ao mesmo tempo.
Por isso, neste artigo falaremos sobre como funciona o Lucro Presumido, de forma que você saiba se o recolhimento de impostos neste regime tributário é o mais vantajoso, além de dar uma solução para que as questões tributárias não sejam mais uma dor de cabeça em seu dia a dia.
Imposto Lucro Presumido – quais as características?
Quando falamos de Lucro Presumido, trata-se do regime tributário que tem como base de cálculo do IRPJ e da CSLL o que se presume que uma empresa lucrou em um determinado período de tempo.
Cada imposto deve ser apurado e recolhido de forma individual e, de forma geral, as alíquotas variam em torno de 13,33% a 16,33%.
Caso o que for presumido seja inferior ao real lucro do seu negócio, há uma economia tributária vantajosa, além de proporcionar menores alíquotas de PIS e Cofins do que o Lucro Real, por exemplo.
O limite máximo de faturamento para que uma empresa possa apurar imposto no Lucro Presumido é de R$ 78 milhões.
Obrigações acessórias do Lucro Presumido
Quando sua empresa opta por recolher impostos por meio do Lucro Presumido, dentre as obrigações acessórias desse regime, temos a escrituração do:
- Livro Caixa;
- Livro Registro de Inventário;
- Livros de Escrituração Fiscal.
O cumprimento desses aspectos é fundamental para garantir a regularidade da sua empresa e, assim, o pleno funcionamento.
Imposto no Lucro Presumido é o ideal?
Aqui temos o grande “x” da questão…
Apurar imposto no Lucro Presumido oferece, sim, vantagens e pode ser o melhor regime para muitas empresas que não se enquadram no Simples Nacional e têm médio porte.
Contudo, a grande realidade é que essa pergunta só pode ser respondida com 100% de assertividade quando é feito um planejamento tributário, analisando como as especificidades do seu negócio se encaixam em cada regime, de forma a encontrar o que oferece os menores custos.
Dê adeus às dores de cabeça com tributação
Como mencionamos na introdução, também vamos te dar a solução para que assuntos tributários não sejam um problema em seu dia a dia: ter o apoio de especialistas no assunto.
E, para isso, você pode contar conosco, da Alcance!
Nossos profissionais são especializados no assunto e estão preparados para esclarecer suas dúvidas e cuidar da tributação da sua empresa, garantindo que tudo seja cumprido em dia.
Com isso, você tem tranquilidade para focar no sucesso do seu negócio. Basta entrar em contato conosco.
QUERO OBTER O SUCESSO EM MINHA PRESTADORA DE SERVIÇOS!