Saiba como fazer uma precificação de produtos de forma impecável em seu comércio
Fuja do prejuízo, ao contar com os benefícios de uma precificação de produtos feita de forma adequada
Certamente você entende muito bem do seu ramo de comércio, sabe tudo a respeito dos seus produtos, quais os clientes mais compram e como se comporta a sua concorrência…
Não é fácil chegar a esse ponto, mas a experiência no mercado e o estudo constante faz toda a diferença, principalmente por conta da alta competitividade, seja qual for a área do comércio que você atua.
Mas nem tudo são flores e muitas vezes o gestor – por mais preparado que esteja – possui alguma dificuldade em sua gestão, como por exemplo a precificação de produtos.
Esse aspecto é extremamente importante para manter o seu comércio competitivo e, se for feito sem um embasamento correto, pode colocar tudo a perder, porém o nosso papel aqui é o de te mostrar como fazer de forma efetiva, para garantir uma alta procura de clientes pelos seus produtos e, consequentemente, lucros consistentes ao seu negócio.
Sendo assim, vamos te explicar como ter o máximo de assertividade na sua precificação de produtos e, para isto, basta continuar a sua leitura.
Precificação de produtos: saiba tudo!
Para ter uma precificação de produtos efetiva é necessário entender quais são todos os custos do seu negócio.
Exemplo:
- Contas de água, energia, aluguel, condomínio.
- Aquisição de produtos com os fornecedores
- Pagamento de tributos.
- Folha de colaboradores.
- Contabilidade.
Cada negócio tem suas próprias especificidades e você, como gestor, precisa fazer esse levantamento, pois tudo interfere na precificação de produtos.
Outro aspecto importante é analisar o preço de mercado, entender como é a prática de preço dos seus principais concorrentes e anotar tudo – lembre-se de nunca levar APENAS em consideração o preço praticado pela sua concorrência, pois os seus custos podem ser diferentes dos custos deles.
Tendo esses elementos de seus custos e análise de preço do mercado, você precisa definir qual a margem de lucro, de forma consciente.
Ou seja, não adianta colocar o seu preço muito acima dos concorrentes, vislumbrando um alto lucro, pois isso, ao invés de proporcionar uma alta lucratividade ao seu comércio, certamente irá afugentar a sua clientela, que irá buscar por lojas com valores mais atrativos.
De toda forma, se atentar aos 4 P´s ajuda bastante para uma precificação de produtos adequada, sendo eles:
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- Preço (entendimento dos seus custos, margem de lucro coerente, valor condizente com o que é praticado no mercado);
- Promoção (elabore estratégias para atrair e fidelizar clientes);
- Praça (preze por uma boa localização e que esteja totalmente de acordo com o seu público-alvo);
- Produto (proporcione diferenciais que os seus concorrentes não fazem. Seja em um bom atendimento ou até mesmo no seu pós-venda).
Conte com a Alcance!
A verdade é que você talvez não tenha nem tempo para dar uma pausa em suas demandas do dia a dia para focar o seu olhar em novas estratégias de precificação de produtos, por mais que tudo esteja sendo feito de forma equivocada.
Mas a boa notícia é que ao contar com um suporte feito por especialistas, você consegue ter o máximo de assertividade nesses trâmites.
E nós, da Alcance, somos os parceiros que você tanto precisa, pois o nosso escritório é especializado em precificação de produtos para empresas do ramo de comércio.
Conosco você passa a ter uma contabilidade focada em garantir a excelência e efetividade em suas tomadas de decisão, garantindo os melhores resultados ao seu negócio.
Portanto, não perca tempo e entre agora mesmo em contato com a gente!
QUERO OBTER O SUCESSO EM MEU COMÉRCIO!