5 passos para realizar a precificação de serviços de forma adequada e obter bons resultados financeiros!
Saiba o que é preciso considerar para realizar uma precificação de serviços justa para os clientes e lucrativa para você
A prestação de serviços é algo muito presente no cotidiano de toda a sociedade, afinal, estamos constantemente contando com serviços prestados por outras pessoas.
Dessa forma, essa é uma boa alternativa para se lançar no mercado, prestando serviços que atendam uma necessidade da sociedade.
Contudo, para obter êxito e resultados satisfatórios, é preciso saber como realizar a precificação de serviços da forma adequada, para que você consiga captar clientes e gerar lucros.
Sabendo disso, preparamos este artigo especialmente para te auxiliar com essa questão, dando um passo a passo de como fazer a sua precificação de serviços.
Precificação de serviços – Por que é tão importante?
Que os serviços que você presta precisam ter um preço definido, é algo de conhecimento comum…
Porém, a definição desse preço não pode ser feita de forma aleatória ou com base em impressões do mercado, afinal, o preço irá influenciar em sua competitividade, reconhecimento e captação de clientes.
Portanto, é essencial que toda a precificação de serviços seja feita seguindo passos que consideram as diferentes e importantes variáveis para essa questão.
E é justamente sobre esses passos que falaremos a seguir…
Passo a passo para precificação de serviços
Cada um dos passos que vamos apresentar a seguir são baseados em aspectos indispensáveis a serem considerados para se chegar a um preço adequado e competitivo, capaz de gerar os lucros que você almeja.
Passo 1 – Levantar os custos da prestação de serviços
A primeira coisa a se fazer é saber de forma completa quais são os custos gerados para que vocẽ consiga prestar seus serviços.
Ou seja, utiliza algum tipo de item ou equipamento? Se locomove até o local?
Todos os aspectos que são custos essenciais para que você preste o serviço devem ser levantados e embutidos no preço, pois é preciso que seu faturamento cubra esses custos.
Passo 2 – Estude seu público-alvo
Quem é o público-alvo dos serviços que você presta? Qual o poder aquisitivo desse público?
Essas são questões importantes para que o preço definido esteja dentro da realidade de quem o irá consumir, caso contrário, a captação de clientes se tornará ainda mais difícil.
Passo 3 – Estude a concorrência
É importante analisar prestadores do mesmo serviço que você presta, dessa forma, você tem uma base em relação aos preços.
Também é preciso considerar que um preço muito abaixo ao da concorrência pode prejudicar a credibilidade da qualidade do seu serviço, bem como colocar um preço muito acima vai tornar a concorrência ainda mais atrativa.
Ou seja, é preciso buscar estar na média.
Passo 4 – Encontre seu ponto de equilíbrio
O ponto de equilíbrio consiste no valor mínimo que precisa ser faturado para que todos os custos existentes sejam arcados.
Dessa forma, esse ponto é o que você precisa alcançar mensalmente para que não fique no vermelho, e ultrapassá-lo é sempre a meta, pois, são os lucros.
Passo 5 – Defina sua margem de lucro
A margem de lucro é crucial para sua precificação de serviços, afinal, você almeja bons resultados financeiros, não é mesmo?
Sendo assim, é preciso que seja definida e considerada no preço final do serviço.
Conte com quem pode te ajudar!
Trouxemos aqui os 5 passos que você não pode deixar de considerar na hora de precificar, porém, cada um deles precisa ser realizado de forma minuciosa, realizando cálculos e afins.
E para isso, ter o apoio de quem entende do assunto é crucial para que você possa ter seu preço definido sem precisar desfocar dos seus serviços.
Sendo assim, você pode contar conosco, da Alcance, para isso!
Nós somos uma contabilidade especializada em prestadores de serviços e estamos preparados para te auxiliar. Basta entrar em contato conosco.
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