Regime tributário: é possível alterar?
Alteração de regime de tributação: é possível? Como funciona e quando vale a pena? Analise as opções e saiba como determinar o melhor caminho para o seu negócio
Escolher o regime tributário correto para uma empresa é necessário, porque determina quais impostos a empresa deve pagar.
Há três regimes fiscais oferecidos pela Receita Federal do Brasil: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. E se sua empresa selecionou o regime tributário incorreto ou a situação econômica da sua empresa mudou, você acha que é possível fazer a mudança de regime tributário? É sobre isso que vamos discutir neste artigo.
Boa leitura!
O assunto é útil para a sua empresa? Então leia também:
- Porte empresarial conheça seus tipos e entenda como defini-lo
- Saúde financeira: saiba como manter em dia
- Saiba como elaborar um planejamento tributário para a sua empresa
É possível fazer a mudança de regime tributário?
Quando uma empresa está crescendo, o planejamento financeiro pode ser aprimorado através da alteração do regime tributário para se adequar ao desenvolvimento da empresa. Então, sim, é possível fazer a mudança do regime tributário.
Quando é possível fazer a mudança de regime tributário?
Os empresários no Brasil podem mudar para uma estrutura fiscal menos dispendiosa no início de cada ano, se necessário. Os contadores fazem certas estimativas e levam em conta uma variedade de fatores visando determinar qual regime proporcionará o resultado mais favorável para a organização. No final do ano, os contadores examinam as demonstrações financeiras e recomendam o regime mais benéfico para a empresa.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Alcance Empresarial (@alcanceempresarial)
Como mudar de regime tributário?
Um contador (responsável pelo cancelamento da opção pelo atual regime tributário e pela adesão ao novo regime) faz a mudança.
No início de cada ano fiscal, o processo de opção é concluído através do DARF (Documento de Arrecadação da Receita Federal), para empresas RPA, utilizado para determinar o valor das cotas de Lucro Real e Lucro Presumido no início do ano. Já para as empresas que gostariam de se enquadrar no Simples Nacional, após o pedido deve-se aguardar a análise e deferimento da Receita Federal.
É fundamental verificar se a empresa se qualifica para o novo regime tributário antes de fazer a troca. É realmente benéfico mudar para o novo regime tributário?
Conte com o apoio da Alcance Assessoria Empresarial!
Quando o regime fiscal muda, ele deve ocorrer no momento certo para que a empresa possa evitar quaisquer perigos potenciais.
Estamos prontos para te auxiliar a mudar o regime tributário da forma correta e sem correr riscos de enfrentar problemas no futuro. Com o nosso auxílio, você será capaz de determinar se as finanças de sua empresa estão refletindo os dados corretos para seu regime atual.
Inclusive, uma vez que o novo regime tributário entre em vigor, ajudamos a avaliar a rotina financeira da empresa e a adotar uma abordagem de faturamento responsável.
FAÇA AQUI A MUDANÇA DE REGIME TRIBUTÁRIO DA FORMA CERTA E SEGURA!
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Alcance Assessoria Empresarial.
Buscamos sempre a melhoria contínua dos nossos serviços por meio de uma gestão contábil, fiscal e trabalhista de excelência.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.
Sendo assim, basta nos chamar! Esperamos por você!
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!