DRE: saiba a importância do demonstrativo de resultados da sua empresa
Conheça o DRE, demonstrativo de resultado do exercício da sua empresa, ele ajuda a fazer uma análise apurada da parte econômica do seu caixa, dicas no nosso post abaixo.
DRE significa demonstração de resultado do exercício. Ele é o nome do documento gerado pela contabilidade para apuração de resultado, ou seja, lucro ou prejuízo.
Em muitos casos, o empresário nem sabe ou nunca ouviu falar sobre, e, portanto, está perdendo uma grande oportunidade em ter um excelente relatório gerencial para ajudar a conhecer a economia do seu caixa.
O DRE é uma ferramenta utilizada, às vezes, de forma incompleta ou mesmo errada. Ou ainda, é confundida com o fluxo de caixa.
Veja com exemplos simples, mas práticos, as diferenças apresentadas aqui entre DRE e fluxo de caixa.
Continue conosco, porque assim você não perde nenhum detalhe.
DRE x fluxo de caixa
DRE é um demonstrativo que utiliza o regime de competência para a sua utilização. Mas ele é um regime de competência? O DRE é o registro das receitas dos custos e das despesas dentro do mês em que elas ocorreram, independentemente da entrada ou saída de dinheiro no caixa.
O fluxo de caixa vai registrar esses valores pelo regime de caixa, ou seja, quando o dinheiro entra e sai. Saiu o dinheiro registrado ou entrou algum valor? É preciso registrar o fluxo de caixa. É possível avaliar a movimentação diariamente.
A DRE apresenta o resultado da empresa em determinado período, pode ser 1 mês, 1 trimestre, semestre ou ano, podendo ser um lucro ou um prejuízo. Já o fluxo de caixa não possibilita apurar resultado, ou seja, lucro ou prejuízo. Ele não apresenta essa característica, mas apresenta a movimentação de entradas e saídas de recursos financeiros, caixa e banco.
O DRE apresenta o desempenho econômico da empresa. Enquanto o fluxo de caixa reflete o desempenho financeiro. Ou seja, quando falamos de DRE, estamos nos referindo ao lado econômico da empresa, relacionado ao lucro ou prejuízo. No entanto, quando falamos sobre o fluxo de caixa, nos referimos ao seu lado financeiro, refletindo as entradas e saídas de dinheiro, a sua movimentação.
Alcance Assessoria Empresarial: prestando serviços de gestão e assessoria contábil, fiscal e trabalhista de excelência
Como podemos perceber, a ferramenta de DRE e o fluxo de caixa têm diferenças distintas. Enquanto um serve para analisar a parte econômica da sua empresa, o outro analisa a questão financeira.
O DRE funciona como um relatório para medir como está a saúde econômica da sua empresa.
Embora ambos sejam necessários, fazê-los é uma ação que demanda tempo e muita atenção, podendo interferir na realização das tarefas inerentes à gestão.
Sendo assim, o ideal é contratar os serviços de um escritório de contabilidade para cuidar da apuração do resultado da sua empresa. Além de maior eficácia, você terá tempo para gerir o seu negócio e focar no crescimento da sua empresa.
Então não perca mais tempo e entre em contato agora mesmo com um dos especialistas da Alcance Assessoria Empresarial. A nossa equipe especializada está à sua disposição!
Conte com o apoio de um profissional para cuidar da apuração do resultado da minha empresa!